Integrar as ações de Fomento ao Empreendedorismo e Economia Solidária

Julio Cesar Candido de Lima Julio Cesar Candido de Lima  •  2019-06-26  •    Nenhum comentário
carteir.jpg

Código da proposta: PARTICIPAPE-2019-06-17

Proposta: Criar um comitê integrado de estímulo ao empreendedorismo e à economia solidária, alinhando ações das secretarias de trabalho municipais (ou órgão equivalente) voltadas ao fomento ao empreendedorismo e a economia solidária em um sistema integrado para a região metropolitana, desenvolvendo de forma mais igual toda a região.

Justificativa: A proposta baseia-se na apresentação realizada na audiência pública municipal de Jaboatão dos Guararapes, no dia 26 de Junho de 2019, onde foram mostradados diversos dados a respeito da região metropolitana e seus municípios. Observei que alguns municípios da região metropolitana, além de concentrar parcela ínfima dos empregos formais da região, tem alto índice de pobreza e renda média muito baixa, em comparação com os demais municípios da região, como exemplo a cidade de Araçoiaba.

Ao criamos um comitê integrado entre todos os municípios, teremos um raio de ação muito maior e mais amplo que trabalhando individualmente cada município, possibilitando assim que um grande número de pessoas tenha acesso a atividades como, por exemplo, formações em empreendedorismo e auxílio e incentivo à economia solidária, respeitando as características de cada comunidade.

Com as ações desse comitê, a população, em especial dos municípios onde há pouco emprego e pouca renda, passará a tornar-se mais desenvolvida. Com a formação de microeemprendedores, pessoas que até então não tinham empregos formais ou informais - nem renda - passarão a ter. E, bem sucedidas, as iniciativas poderão gerar empregos formais na região em médio prazo.

A proposta segue a linha do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado no momento em que observa as necessidades comum a alguns municípios e sugere uma solução que integra toda a região metropolitana, no momento que também a beneficia de forma completa, observado que todos os municípios seriam atendidos pelo comitê, sem exclusão.

Para isso, conto com o apoio dos demais cidadãos a presente proposta.