Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife

Menu

Como participar?

O Estatuto da Metrópole determina que a elaboração do PDUI deve ocorrer num ambiente de governança interfederativa, o que pressupõe a participação de atores das três esferas de governo do setor público bem como da sociedade civil organizada. Deve ser promovido um amplo e democrático processo de encaminhamento e discussão de propostas, mediante a realização de audiências públicas e o processo de consulta popular nesta plataforma digital.

Tanto as propostas do poder público quanto as da sociedade civil dos 15 municípios da Região Metropolitana de Recife vão embasar a proposta final do PDUI e o respectivo Projeto de Lei (PL) que será enviado à Assembleia Legislativa Estadual.

Vale salientar que serão incorporadas ao texto final do PDUI unicamente as propostas relativas às questões metropolitanas. Aquelas eventuais propostas de caráter estritamente local poderão ser encaminhadas para análise por parte dos municípios correspondentes, mas não serão consideradas na proposta final do PDUI.

Para participar, os cidadãos devem fazer os seus respectivos cadastros individuais neste Site, de forma a obter o seu login e ficar apto a enviar as suas propostas. Uma vez cadastrados, poderão apoiar as contribuições já apresentadas, fazer comentários com observações e análises que contribuam para o aperfeiçoamento das colaborações existentes e/ou, ainda, aportar novas propostas, sempre com enfoque metropolitano.

Todas e todos estão convidados a participar ativamente uma vez que os problemas eventualmente verificados nas ações, políticas e serviços públicos de âmbito metropolitano são vivenciados de forma mais próxima e cotidiana pela própria comunidade metropolitana.

As contribuições de todas e todos serão muito bem-vindas e certamente servirão para aprimorar o processo de elaboração do PDUI-RMR e o seu conteúdo final. Isto, por sua vez, resultará numa visão mais clara sobre qual a região metropolitana que queremos. Por último, a participação institucional e cidadã haverá de promover, ainda, a melhoria do planejamento, da operação e da gestão das funções públicas de interesse comum, com a decorrente elevação da qualidade de vida do cidadão metropolitano.

Participe!  Aporte as suas propostas e acompanhe de perto a elaboração do PDUI.

Este site é o seu instrumento para o exercício da cidadania.