Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife

Ícone de propostas

Propostas

Propostas e debates - PDUI

  Nenhum comentário  •  2019-10-16  •  Julio Cesar Candido de Lima

Em anexo, adiciono um trabalho que desenvolvi desde o início do ano voltado para o PDUI. O trabalho traz debates sobre mobilidade urbanada, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e outras temáticas relacionadas ao desenvolvimento de cidades. Rico de números e dados, resultados de um trabalho de meses em pesquisa.

Está em conselho editorial de uma editora do governo federal para publicação. Foi enviado a todos os deputados estaduais de Pernambuco.

Espero ser uma colaboração útil.

1 apoio 
Apoiar

Construção de 02 passarelas e desligamento das lombadas na BR-232 no Curado

  Nenhum comentário  •  2019-10-02  •  Luiz Henrique da Silva

Para aliviar o trânsito caótico da BR-232 no bairro do Curado, eu proponho a construção de duas passarelas e desligamento definitivo das lombadas eletrônicas alí existente, as passarelas seriam construídas; uma na frente do Atacado dos Presentes para passagem das pessoas que trabalham e moram nos arredores, bem como dos alunos das escolas de formação de praças da Polícia Militar e dos Bombeiros, e a outra passarela seria construida na frente do Hospital Pelópidas Silveira, para passagem dos funcionários e pacientes que se arriscam atravessando as vias da BR, podendo assim desligar todas as lombadas eletrônicas existentes nessa área, melhorando o fluxo de veículos que sofrem nos horários de pico, com o travamento do trânsito no local.

3 apoios 
Apoiar

Melhoria de Mobilidade na RMR

  Nenhum comentário  •  2019-09-13  •  FABIO PORTELA MOTA

Incentivar de alguma forma a carona amiga ou estabelecer roteiros exclusivos para os coletivos ou, em último caso, implantar o rodizio de veículos, no modelo de São Paulo, pois está impraticável andar nas principais cidades da RMR e com tendências a piorar, pois as pessoas estão deixando de andar de coletivo para adquiri um veículo automotor (carro, moto, SUV,etc..).

3 apoios 
Apoiar
O_QUE_É_O_ARCO_METROPOLITANO_DO_RECIFE.jpg

Implantar o Arco Metropolitano

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

O Arco Metropolitano consiste na construção de uma pista dupla que ligará a BR-101 ao norte de Recife com o trecho sul da mesma rodovia, facilitando a mobilidade de cargas que tem como origem ou destino o Porto de Suape e melhorando a fluidez dos acessos à montadora Fiat e demais indústrias e empreendimentos no Norte do Estado de Pernambuco. A obra, que irá beneficiar aproximadamente quatro milhões de habitantes, também vai aliviar o tráfego na BR-101/PE no trecho que atravessa a cidade de Recife, denominado Contorno de Recife, retirando da capital pernambucana o trânsito de longa distância.

7 apoios 
Apoiar
WhatsApp-Image-2018-05-03-at-09.58.55.jpeg

Construir estrada de acesso à Praia do Sossego (Ilha de Itamaracá)

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

Há anos o Governo do Estado de Pernambuco vem reiterando suas promessas entorno da construção da estrada de acesso à Praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá. Esta via é de suma importância para o desenvolvimento da comunidade e de seu entorno, que encontram-se "Ilhados" dentro da própria Ilha de Itamaracá. Os moradores das comunidades há anos sofrem para ter acesso aos serviços públicos. No que se refere a transporte público, por exemplo, para um morador desta comunidade ir ao centro do Recife o mesmo precisa realizar uma caminhada que pode chegar até 7 km, incluindo uma traversia de barco, para chegar até o Terminal de ônibus de Jaguaribe (Ilha de Itamaracá), para só então pegar um transporte público que percorrerá cerca de 65 km, passando por integrações até chegar em Recife, após cerca de 4h 30min a 5h de viagem. Para prestar um socorro emergencial é um Deus nos acuda. A depender da gravidade da emergência, a possibilidade de óbito é altíssima, pois a demora no socorro e as condições da estrada de barro, principalmente em dias chuvosos, evidenciam o drama vivido pela comunidade.

4 apoios 
Apoiar
5403063.jpg

Implantar o Mini Arco Metropolitano

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

Miniarco é solução alternativa

Rodovia de 14,4 km deverá ser viabilizada por meio de concessão para permitir a circulação dos veículos que saem da fábrica em Goiana. É esta a solução encontrada pelo governo do estado para fazer fluir o congestionamento que se forma diariamente nas imediações de Abreu e Lima. O chamado “mini-arco” está orçado em R$ 160 milhões.

4 apoios 
Apoiar
23871378419_12993b4480_b.jpg

Implantar o Fundo Setorial de Preservação do Patrimônio Cultural

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

A implantação do Fundo Setorial de Preservação do Patrimônio Cultural se coloca na perspectiva de garantir a alocação de recursos necessários às ações de preservação, proteção, promoção e salvaguarda dos Patrimônios Culturais existentes no Estado de Pernambuco, sobretudo aqueles que possuem tombamento e/ou encontram-se sob a administração do Governo do Estado.

O Fundo pode ser constituído nos moldes do FUNCULTURA, sendo gerido pela FUNDARPE, mediante deliberação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, que teria o papel deliberativo em relação às diretrizes de ultilização dos recursos e de aprovação dos projetos.

3 apoios 
Apoiar

Implantação de Conjuntos Habitacionais Populares em Goiana

  1 comentário  •  2019-08-23  •  DANIEL SANTANA DO NASCIMENTO

Proponho a criação de Conjuntos Habitacionais populares no Município de Goiana visto que Goiana nunca teve uma Política habitacional própria do Município mas apenas de um único Prefeito que enfrentou esse tema, tema esse que foi ignorado por todos os outros gestores nas ultimas Quatro Décadas, por isso se fazem necessários investimentos em habitação em Goiana para mínimizar a falta de habitação eo especulação Imobiliária que prejudica o âmbiente econômico no Muni´cipio. 

3 apoios 
Apoiar

Começar a fazer o Vem do IDOSO

  Nenhum comentário  •  2019-07-25  •  RAFAEL ROBSON DE BARROS

Mediante a tantos casos de maus tratos aos idosos no embarque dos ônibus, já chegou a hora de começar a fazer o VEM

do idoso, que desde a chegada do VALE ELETRÔNICO METROPOLITANO , tem no projeto o vem do idoso,

que até o momento, não começou a ser feito.

5 apoios 
Apoiar

Plano para evitar o disperdicio de água.

  Nenhum comentário  •  2019-07-24  •  MARCOS ANTONIO CAMPOS LEMOS

Muita gente não sabe, mas é um absrudo que se perde de agua tratada no Estado de Pernambuco.

Proque não coloca funcionários de motos rondando as cidade para perceber o quanto é perdido quando precisamos tanto de economizar, quantos milhares de moradores nao tem água em suas casas? Abracem esta ideia ja que as reclamações de vazamentos não são atendidas.

2 apoios 
Apoiar

Sirene ligada da polícia

  Nenhum comentário  •  2019-07-23  •  Vitor Pacheco Neves

Se os carros ou motos da polícia ativassem mais frequentemente e numa altura melhor as sirenes,  ajudaria redução de assaltos e outros crimes. Ainda poderia contar com ajuda do monitoramento das cameras, se mudou o comportamento ou trajeto bruscamente após a sirente é suspeito.

Nenhum apoio 
Apoiar

Proposta para Goiana dentro do PDUI

  Nenhum comentário  •  2019-07-17  •  DANIEL SANTANA DO NASCIMENTO

Boa tarde! primeiramente parabenizo  o trabalho realizado em Goiana nesse dia 17/07.

Resalto e Peço, que desconsiderem todas as vozes que se levantaram contra a inclusão de Goiana na Região Metropolitana pois todos os discursos ali foram de vozes recheadas de Hipocrisia ,  ali não estava a sociedade de Goiana representada e sim só estavam representadas ali as familias oligarquicas que tem muito medo de que Goiana sendo parte da Região Metropolitana resulte na perda de seus currais eleitorais o verdadeiro motivo das vozes contrarias aqui era esse e não os discurssos que eles apresentaram, pura hipócrisia. Eles não tem enteresse nenhum  que o Municipio de Goiana se desenvolva, a luta deles é exatamente para que isso não aconteça. 

1° Goiana não tem um fluxo de trabalhadores que viajam para trabalhar em outras cidades Obviamente por que o custo desse deslocamento Hoje com a Passagem inter-urbana para Recife por Ex é superior a R$ 10.00 a IDA, e a Volte além de ser esse valor , o Horário do serviço não atente um trabalhador amenos que a linha atual que presta o serviço passe na porta de seu trabalho , o custo e a falta de horarios de retorno inviabiliza que moradores de Goiana trabalhem fora e se mantenham morando em Goiana, qualquer morador de Goiana que consiga emprego em outra Cidade da Região metrololitana consequentimente se verá obrigado  amudar de Cidade seja para outra cidade que seja atendida pelo transporte Metropolitano onde a empresa empregadora carreque o Vale VEM TRABALHADOR/ ESTUDANTE, ou se mude para a cidade onde trabalhe, por esse simples motivo é que Goiana não tem esse pêndulo de Pesssoas trabalhando  em outras cidades, por esse motivo existe uma evasão consideravel de Goianeses saindo da Cidade.

2° Aspecto é Habitacional Goiana tem diversos gargalos urbanos, e junto com a alta expeculação Imóbiliaria também é outro fator que tem produzido uma evasão de cidadãos pois o alto custo de vida em renação a falta de oferta Habitacional ( Pois a pouca oferta que Goiana tem aliada a expeculação Imóbiliaria mesmo para quem trabalha em Goiana se ele já não tiver casa própria, o custo de habitacional para se manter vivendo em Goiana tem feito Goianenses procurarem outras cidades mesmo se os mesmos conseguem se manter morando em Goiana.

(* Expeculação Imóbiliaria em Goiana: Um Casebre casa conjugada estreita e comprida de 2 quartos e sem garagem em Goiana custa tanto quanto um apartamento de 3 quartos em Bairro nobre em João Pessoa, por tanto é mais barato e mais qualitativo ir morar em João Pesso do que se manter morando em Goiana ou escolhe-la como cidade para morar, quem vem de fora para trabalhar em alguma Indrústria e a indústria dando o transporte, olhando Goiana e olhando o custo e as opções de outras cidades entre João Pessoa e Recife, familias que vem de fora não pensarão duas vezes para escolher outra cidade no lugar de Goiana )   

Por tanto é de suma importância programas habitacionais no em Goiana (Sede) acessiveis aos familias de trabalhadores comuns, de forma que o efeito seja o combate eo enfraquecimento da expeculação Imóbiliaria, o enfraquecimento da expeculação  e autômaticamente surgirá mais demanda , descortinando a demanda se atrairá automaticamente novos investimentos Imóbiliarios com o perfil do cidadão Goianense que são Imóveis que encontramos no padrão de Bairros em João Pessoa...

No Quesito mobilidade, resalto a importancia de se dar mais segurança com Iluminação pública na BR 101 entre Goiana e Igarassu, para melhorar a segurança no transporte metropolitano (que ainda não temos) até as 23:00 Horas. Esse Iluminação pública poderia ser de Goiana até ao menos o Viaduto de acesso a PE 49 acesso a Pontas de Pedra.  

Favor direcionar especialmente para a Presesidente do Condepe Fidem

Att: Daniel Nascimento 

Cel 81 9. 9944-0307

4 apoios 
Apoiar

Implantação de um Plano de Segurança Pública Integrada na RMR

  Nenhum comentário  •  2019-07-17  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Criar um Plano de Segurança Pública Integrada na Região Metropolitana do Recife.

 

Atenciosamente,

Edvan Barbosa

1 apoio 
Apoiar

Rota da Cultura

  1 comentário  •  2019-07-12  •  Davi Felix Peixoto

Proponho a criação da ROTA DO TURISMO CULTURAL, OU ROTA DA CULTURA, envolvendo cidades da região metropolitana. Implantação nas cidades de Paudalho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Igarassu, Abreu e Lima, Goiana. A ideia é investir nos pontos turísticos hoje abandonados como Distrito de Matriz da Luz, onde se encontra um rico conteudo histórico a ser exploradonpelo turismo, isso inclui igrejas centenárias com o a primeira e  segunda igreja mais antiga do Brasil, engenhos, vilas como a da fábrica em Camaragibe (a vila industrial mais antiga da América Latina) cidades centenárias e diversosnpontos turísticos a serem explorados, por trem ou via Rio Capibaribe (antiga rota do pau Brasil) essa iniciativa irá beneficiar vários distritos dessas cidades, como também aquecer o comércio de artesanato, gastronomia e hotelaria. A rota pode incluir também a preservação das paradas de tens antigas e abandonadas, podendo ser transformadas em espaços de cultura,  lazer e venda de artesanatos permanentes. Participei da reunião em Camaragibe e estou terminando um livro sobre a história de São Lourenço da Mata. Obrigado a todos.

4 apoios 
Apoiar

Pavimentação da Rodovia PE-018

  Nenhum comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Pavimentação da Rodovia PE-018 para melhorar a mobilidade e acessibilidade entre os município de Camaragibe/Abreu e Lima/Paulista/Paudalho/Recife/São Lourenço da Mata e Araçoiba.

 

Atenciosamente,

Edvan Barbosa

Presidente do Conselho de Moardores de Aldeia

3 apoios 
Apoiar

Requalificação de toda extensão da Av. Belminio Correia - Rodovia PE-05

  Nenhum comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Proponho a requalificação/modernização de toda extensão da Av. Belminio Correia, com implantação de paradas de embarque/desembarque de BRTs, sinalização vertical/horizontal e requalificação das calçadas. A proposta objetiva a melhorias na trafegabilidade/acessibilidade da via.

Atenciosamnte,

Edvan Barbosa

2 apoios 
Apoiar

Implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário no Bairro de Vera Cruz

  Nenhum comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Proponho a implantação de um Sistema de Esgotamento Sanitário no Bairro de Vera Cruz e comunidades vizinhas para não contaminar os recursos hidricos localizado na Bacia do Beberibe em Aldeia - Camaragibe. 

 

Atenciosamente,

Edvan Barbosa

Presidente do Conselho de Moradores de Aldeia.

2 apoios 
Apoiar

Realização de Campanhas Periódicas sobre Educação Ambiental na Região de Aldeia

  Nenhum comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Proponho a realização de campanhas periódicas sobre a educação ambiental na Região de Aldeia nas escolas publicas e privadas, igrejas, associações, sindicatos, condominios, clube de campo, etc.

 

Atenciosamente,

Edvan Barbosa

Presidente do Conselho de Moradores de Aldeia

2 apoios 
Apoiar

Requalificação/ modernização de toda extensão da Estrada de Aldeia - PE-027.

  Nenhum comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Requalificação de toda extensão da Estrada de Aldeia - PE-27, com recapeamento asfáltico, melhorias nos acostamentos, sinalização vertical e horizontal; modernização de semáforos; pontos de embarque/desmbarque cobertos para proteger os usuários de chuva e sol e implantação ciclo via e/ou ciclo faixa.

Atenciosamente,

Edvan Barbosa

Presidente do Conselho de Moradores de Aldeia.

 

2 apoios 
Apoiar

Incluir a Região de Aldeia na Rota do Turismo do Estado de Pernambuco

  Nenhum comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Proposta:

Incluir a Região de Aldeia na Rota do Turismo do Estado de Pernambuco para objetivar a geração de emprego, renda para a população. A região de Aldeia é o principal ponto turistico, localizado no ponto mais alto da cidade, atrai o mior números de visitantes ao município é de fundamental importância incluir a região na Rota do Turismo do Estado para valorizar todo potencial que a região oferece.

 

Edvan Barbosa

Presidente do Conselho de Moradores de Aldeia.

 

 

2 apoios 
Apoiar

Implantação de Conjuntos Habitacionais Populares

  1 comentário  •  2019-07-12  •  EDVAN BARBOSA DE LIMA

Propostas:

Proponho a criação de Conjuntos Habitacionais Populares no Municipio de Camaragibe, São Lourenço da Mata e Paudalho no sentido de minimizar a falta de habitação na cidade.

 

Atenciosamente,

Edvan Barbosa

Nenhum apoio 
Apoiar

Pacto pela Educação

  2 comentários  •  2019-07-06  •  JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA NETO

Estabelecer Metas educacionais para RMR, organizar seminários de construção do pacto, monitoramento e avaliação, criar rede de apoio intermunicipal.

4 apoios 
Apoiar
Regularização Fundiária

Regularização Fundiária

  Nenhum comentário  •  2019-07-04  •  CLAUDIA GISELLE SOARES TORREIRO

A regularização fundiária é um instrumento de política urbana que visa garantir o direito constitucional à moradia digna, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente equilibrado, trazendo não apenas benefícios à área a ser regularizada, mas também à população e ao município. 

No entanto, a triste realidade de nossos centros urbanos demonstra que este direito não é de fácil efetivação.

As ocupações irregulares existem em quase todas as cidades brasileiras, atingindo em maior grau aquelas mais urbanizadas e, em especial, as pertencentes a regiões metropolitanas. São formadas, em sua maioria, por população de baixa renda, que, em geral, não tem acesso à habitação formal.

Regularizar tais áreas traz segurança e dignidade aos moradores, gera riqueza à comunidade e permite a correta gestão do espaço urbano, pois insere estas áreas nos cadastros municipais.

Os gestores públicos precisam ter mais sensibilidade sobre a importância de medidas que potencializam a política fundiária na região.

Com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para Região Metropolitana, o Estado deverá além de fomentar, capacitar os Muncipios no tocante a Regularização Fundiária de acordo com a nova Lei 13.465/2017. Com isso, padronizar o procedimento para os Municípios que fazem parte da Região Metropolitana, a fim de facilitar e desmestificar a tão temida e necessária Regularização Fundiária que foi flexibilizada com o advento da nova lesgislação.

6 apoios 
Apoiar

Ordenamento da Turístico

  Nenhum comentário  •  2019-07-03  •  Andrea Barreto dos Santos

Ordenar a extensão litorânea  estruturando de forma acessível garantindo saneamento básico adequado com banheiros fornecendo condições para os quiosques trabalharem com água encanada e eletricidade para a segurança do empreendedor, bem como do turista, dispondo de serviços integrados com; guias, gastronomia, cultura, passeios de buguy e nauticos, a exemplo da alta publicidade e visitação turistica de "Porto de Galinhas". O PDUI  se bem aplicado no CAbo elevará o desenvolvimento. Diante do cenário precário atual com alto índice de violência, drogados e invasões em áreas públicas somado a falta de investimento local nas praias consequentemente o turista fugirá para outros Estados melhor estruturados.  Este plano necessita de um olhar diferenciado para o município do CAbo de Santo Agostinho, pois além de belas praias, possuimos de um espaço geográfico rural expressivo, porém, sem nenhum investimento para os moradores, tão pouco turistas. Os empreendedores locais precisam de capacitação para acompanhar o PDUI e melhor atender o turismo local.  As praias do Cabo são banhadas por Rios e Ilhas belas podendo ser exploradas de forma ambientalmente correta. Pensar na estruturação de Serviços Turisticos elevará a distribuição de renda e consequentemente menos violência e mais e mais desenvolvimento sustentável. Precisamos tb implantar o Projeto Praia sem BArreiras que até hoje nao foi instalado no município, salientamos que o plano deve beneficiar em todos os aspectos as PCD e as que possuem mobilidade reduzida pois estas ocupam boa parte da população.

7 apoios 
Apoiar

Habitação de qualidade para pessoas menor poder aquisitivo

  Nenhum comentário  •  2019-07-03  •  Cristiane Ramos da Silva

Diante do défict habiracional, no estado de Pernambuco. A necessidade de construir unidades habitacionais onde seja priorizado a assistencia técnica, visando a não depredação das  e venda desses imoveis. Construindo além das unidades, equipamentos públicos de saúde, educaçãoe, lazer, emprego e renda, etc... Desta forma as pessoas não seria simplesmmente jogada na unidade, ela teria toda as condições necessária para a moradia digna e com qualidade.

6 apoios 
Apoiar

Sobre as propostas

As propostas enviadas pelos cidadãos são oportunidades importantes para que todos, coletivamente e democraticamente, possam sugerir as melhorias para o governo e, consequentemente, para os cidadãos Pernambucanos. Por meio desta ferramenta, com o envio das propostas, estamos fortalecendo a cidadania e construindo um governo ainda mais democrático e participativo.