Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife

Ícone de propostas

Propostas

Rede de Apoio a Trabalhadores de coleta seletiva

  Nenhum comentário  •  2020-06-02  •  Gizela Costa Shultts Coimbra

A proposta visa possibilitar como mão de obra para coleta seletiva, moradores no entorno de aterros sanitários da Região Metropolitana do Recife, garantindo aos mesmos uma renda mensal. Além de desenvolver trabalho de educação ambiental para reeducação da comunidade com o tratamento ao lixo.

2 apoios 
Apoiar

CRIAÇÃO DE SELO DE CIDADANIA METROPOLITANA CONSCIENTE

  Nenhum comentário  •  2020-06-02  •  CAROLINE PENHA MACHADO

Baseado nos selos de sustentabilidade e com o objetivo de estimular a população a  aderir a coleta seletiva propõe-se a criação de um selo de cidadania metropolitana consciente, o qual pode possuir três modalidades: residencial, comercial e institucional. Visando o aumento da reciclagem bem como a atividade das cooperativas bem como a redução significativa da quantidade de resíduos sólidos destinados aos aterros sanitários.

2 apoios 
Apoiar

Implantação de Circuito ciclístico turístico nos engenhos da RMR.

  Nenhum comentário  •  2020-06-01  •  daivson silva do nascimento

Implantar circuito ciclístico turístico metropolitano, com percursos voltados ao acervo histórico dos engenhos, com investimentos na estrutura de suporte aos turistas, guias e a manutenção dos monumentos.

6 apoios 
Apoiar

Criar Acervo do Patrimônio da RMR.

  Nenhum comentário  •  2020-06-01  •  Émile Naiara da Silva Lima

Criação de um acervo dos bens matérias e imateriais da Região Metropolitana, através de identificação e cadastramento desses bens. Propondo diretrizes para criação de leis municipais, para a conservação, revitalização e valorização do patrimônio cultural material e imaterial não tombados em âmbitos federais e estaduais, através de leis municipais previstas em programas ou nos planos diretores.

6 apoios 
Apoiar

Revalorização e Revitalização Patrimonial através da Habitação Social

  Nenhum comentário  •  2020-06-01  •  SARA BEATRIZ DE LUCENA LIMA

Utilizar imóveis residenciais, de interesse para preservação, vagos/ociosos, para habitação social, como forma de contribuir para revalorização, revitalização e conservação do patrimônio e redução do déficit habitacional da Região Metropolitana do Recife.   

6 apoios 
Apoiar

Criação de Fundo Metropolitano de Revitalização Patrimonial

  Nenhum comentário  •  2020-06-01  •  SARA BEATRIZ DE LUCENA LIMA

Criar fundo metropolitano para revitalização do acervo patrimonial, através de parceria público privada, com incentivos fiscais aos parceiros.

6 apoios 
Apoiar

Criação de programa de educação patrimonial na Região Metropolitana

  Nenhum comentário  •  2020-06-01  •  LARISSA

Criação de programas que visem a educação patrimonial na Região Metropolitana do Recife, para que a população compreenda, identifique e se aproprie dos bens materiais e imateriais representativos das culturas municipais e estaduais. Através de festivais, manuais com patrimônios de cada municipio e apresentações desses patrimônios na rede de educação de ensino.

4 apoios 
Apoiar

CRIAÇÃO DE TIM DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

  Nenhum comentário  •  2020-05-30  •  Mariana Perazzo Ferreira Gomes

Criação de um novo Território de Interesse Metropolitano (TIM) voltado para as Unidades de Conservação. Teria como finalidade o desenvolvimento e o fortalecimento  das Unidades de Conservação, tanto de uso sustentável como de proteção integral que fazem parte da RMR. O principal objetivo dessa proposta é a priorização de políticas  públicas voltadas para a preservação do meio ambiente.

5 apoios 
Apoiar

Criação de um Sistema de Parques Metropolitanos

  Nenhum comentário  •  2020-05-30  •  Catarina de Farias Lins

Elaborar critérios para definição de Parques Metropolitanos com vistas à criação de um Sistema de Parques Metropolitanos  e à avaliação de transformação desses Parques em Unidades de Conservação para dessa forma possibilitar proteção e gestão para todos eles.

3 apoios 
Apoiar

Educação em Sustentabilidade Ambiental

  Nenhum comentário  •  2020-05-30  •  Luiza de Lira Costa

Criar um programa de conscientização da população da RMR em geral a respeito de tópicos importantes sobre modo de vida sustentável, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, mudanças climáticas, entre outros. A ideia é tentar pensar a vida humana dentro da finitude de recursos ambientais, revertendo a lógica de seu consumo indiscriminado.

5 apoios 
Apoiar

Integração entre os Parques Metropolitanos da RMR

  Nenhum comentário  •  2020-05-30  •  Luiza de Lira Costa

Criar um projeto com unidade funcional e estética entre os Parques Metropolitanos dentro do perímetro urbano da RMR, a exemplo do que foi proposto no Parque Capibaribe em Recife. Este projeto, com expectativa de implantação em 20 anos, foi pensado para dar à cidade o acréscimo de uma área verde significativa e preservar às margens do rio Capibaribe. E, apesar de ser planejado para ser executado em etapas, contará com uma unidade e identidade de um projeto unívoco. Assim, tomá-lo como inspiração, visa garantir a identidade projetual de um empreendimento de grande magnitude, e possibilita uma maior divulgação e conhecimento da população. Além disso, na tentativa de diminuir as áreas de ilhas de calor nas cidades, seria possível criar ainda uma interlocução viária entre eles, acrescentando, se necessário, pequenos parques ou bulevares ao longo do percurso. 

5 apoios 
Apoiar

TRANSPORTE X SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

  Nenhum comentário  •  2020-05-30  •  Catarina de Farias Lins

Elaborar ação estratégica para preservar o meio ambiente diminuindo o impacto ambiental do transporte terrestre através de sua integração com o transporte fluvial e outros modais, aumentando a eficiência, com a redução dos níveis de poluição. Para isso, há a necessidade de elaboração de estudos de desassoreamento dos principais rios da RMR, para avaliar em quais deles isso seria possível. Outro ponto importante, seria pensar na interlocução com outros projetos de mobilidade que já estejam sendo discutidos a mais tempo, como o do Arco Metropolitano, por exemplo.

4 apoios 
Apoiar

CRIAÇÃO DA CATEGORIA PARQUE METROPOLITANO

  Nenhum comentário  •  2020-05-30  •  Catarina de Farias Lins

Criação da categoria Parque Metropolitano, além daquelas previstas na Lei nº 9985 de 18 de Julho de 2000, considerando que difere de Unidades de Conservação, já que estas têm como objetivo principal a preservação da biodiversidade e o Parque Metropolitano priorizaria o lazer, a saúde metal e física de seus visitantes, sob a orientação de uma gestão compartilhada entre Estado e os municípios integrantes da região.

 

4 apoios 
Apoiar

Terminal Integrado em Ipojuca

  Nenhum comentário  •  2020-05-29  •  MIDIAN MICHELLY RIBEIRO LOPES

Com a falta de regularidade dos transportes e tempo de deslocamento de aproximadade 3h até Recife, surge a demanda de um Terminal Integrado em Ipojuca e o possível aproveitamento da malha viária. A população vem aumentando o uso das motos, ocasionando alta taxa de acidentes, por não dispor de um sistema de transporte de qualidade. 

7 apoios 
Apoiar

Sinalização Sustentável

  Nenhum comentário  •  2020-05-29  •  Maria Eugênia Vasconcelos

Elaborar um projeto de sinalização urbana que favoreça a mobilidade ativa e o transporte coletivo, motivando a redução no uso de transporte individual. Toténs, placas e mapas que indiquem os principais pontos de referência para serem alcançados a pé ou de bike.

7 apoios 
Apoiar

Saneamento Básico para Porto de Galinhas e Maracaípe.

  Nenhum comentário  •  2020-02-04  •  Luciene Maria Da Silva Angriman

Precisamos com urgência o saneamento básico para Porto de Galinhas e Maracaípe.A situação não pode ser pior,estamos colapsando.Esta obra é fundamental para o desenvolvimento sustentável da praia mais importante de Pernambuco.Porto de Galinhas continua crescendo e o saneamento básico não pode esperar mais.O problema é grave,e levamos anos esperando uma solução.Saneamento Básico é prioridade para Porto de Galinhas e Maracaípe.

4 apoios 
Apoiar

Propostas e debates - PDUI

  Nenhum comentário  •  2019-10-16  •  Julio Cesar Candido de Lima

Em anexo, adiciono um trabalho que desenvolvi desde o início do ano voltado para o PDUI. O trabalho traz debates sobre mobilidade urbanada, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e outras temáticas relacionadas ao desenvolvimento de cidades. Rico de números e dados, resultados de um trabalho de meses em pesquisa.

Está em conselho editorial de uma editora do governo federal para publicação. Foi enviado a todos os deputados estaduais de Pernambuco.

Espero ser uma colaboração útil.

3 apoios 
Apoiar

Construção de 02 passarelas e desligamento das lombadas na BR-232 no Curado

  Nenhum comentário  •  2019-10-02  •  Luiz Henrique da Silva

Para aliviar o trânsito caótico da BR-232 no bairro do Curado, eu proponho a construção de duas passarelas e desligamento definitivo das lombadas eletrônicas alí existente, as passarelas seriam construídas; uma na frente do Atacado dos Presentes para passagem das pessoas que trabalham e moram nos arredores, bem como dos alunos das escolas de formação de praças da Polícia Militar e dos Bombeiros, e a outra passarela seria construida na frente do Hospital Pelópidas Silveira, para passagem dos funcionários e pacientes que se arriscam atravessando as vias da BR, podendo assim desligar todas as lombadas eletrônicas existentes nessa área, melhorando o fluxo de veículos que sofrem nos horários de pico, com o travamento do trânsito no local.

6 apoios 
Apoiar

Melhoria de Mobilidade na RMR

  Nenhum comentário  •  2019-09-13  •  FABIO PORTELA MOTA

Incentivar de alguma forma a carona amiga ou estabelecer roteiros exclusivos para os coletivos ou, em último caso, implantar o rodizio de veículos, no modelo de São Paulo, pois está impraticável andar nas principais cidades da RMR e com tendências a piorar, pois as pessoas estão deixando de andar de coletivo para adquiri um veículo automotor (carro, moto, SUV,etc..).

4 apoios 
Apoiar
23871378419_12993b4480_b.jpg

Implantar o Fundo Setorial de Preservação do Patrimônio Cultural

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

A implantação do Fundo Setorial de Preservação do Patrimônio Cultural se coloca na perspectiva de garantir a alocação de recursos necessários às ações de preservação, proteção, promoção e salvaguarda dos Patrimônios Culturais existentes no Estado de Pernambuco, sobretudo aqueles que possuem tombamento e/ou encontram-se sob a administração do Governo do Estado.

O Fundo pode ser constituído nos moldes do FUNCULTURA, sendo gerido pela FUNDARPE, mediante deliberação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, que teria o papel deliberativo em relação às diretrizes de ultilização dos recursos e de aprovação dos projetos.

8 apoios 
Apoiar
5403063.jpg

Implantar o Mini Arco Metropolitano

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

Miniarco é solução alternativa

Rodovia de 14,4 km deverá ser viabilizada por meio de concessão para permitir a circulação dos veículos que saem da fábrica em Goiana. É esta a solução encontrada pelo governo do estado para fazer fluir o congestionamento que se forma diariamente nas imediações de Abreu e Lima. O chamado “mini-arco” está orçado em R$ 160 milhões.

6 apoios 
Apoiar
WhatsApp-Image-2018-05-03-at-09.58.55.jpeg

Construir estrada de acesso à Praia do Sossego (Ilha de Itamaracá)

  Nenhum comentário  •  2019-09-03  •  EDVALDO MÁRIO DO MONTE JÚNIOR

Há anos o Governo do Estado de Pernambuco vem reiterando suas promessas entorno da construção da estrada de acesso à Praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá. Esta via é de suma importância para o desenvolvimento da comunidade e de seu entorno, que encontram-se "Ilhados" dentro da própria Ilha de Itamaracá. Os moradores das comunidades há anos sofrem para ter acesso aos serviços públicos. No que se refere a transporte público, por exemplo, para um morador desta comunidade ir ao centro do Recife o mesmo precisa realizar uma caminhada que pode chegar até 7 km, incluindo uma traversia de barco, para chegar até o Terminal de ônibus de Jaguaribe (Ilha de Itamaracá), para só então pegar um transporte público que percorrerá cerca de 65 km, passando por integrações até chegar em Recife, após cerca de 4h 30min a 5h de viagem. Para prestar um socorro emergencial é um Deus nos acuda. A depender da gravidade da emergência, a possibilidade de óbito é altíssima, pois a demora no socorro e as condições da estrada de barro, principalmente em dias chuvosos, evidenciam o drama vivido pela comunidade.

5 apoios 
Apoiar

Implantação de Conjuntos Habitacionais Populares em Goiana

  1 comentário  •  2019-08-23  •  DANIEL SANTANA DO NASCIMENTO

Proponho a criação de Conjuntos Habitacionais populares no Município de Goiana visto que Goiana nunca teve uma Política habitacional própria do Município mas apenas de um único Prefeito que enfrentou esse tema, tema esse que foi ignorado por todos os outros gestores nas ultimas Quatro Décadas, por isso se fazem necessários investimentos em habitação em Goiana para mínimizar a falta de habitação eo especulação Imobiliária que prejudica o âmbiente econômico no Muni´cipio. 

4 apoios 
Apoiar

Começar a fazer o Vem do IDOSO

  Nenhum comentário  •  2019-07-25  •  RAFAEL ROBSON DE BARROS

Mediante a tantos casos de maus tratos aos idosos no embarque dos ônibus, já chegou a hora de começar a fazer o VEM

do idoso, que desde a chegada do VALE ELETRÔNICO METROPOLITANO , tem no projeto o vem do idoso,

que até o momento, não começou a ser feito.

5 apoios 
Apoiar

Plano para evitar o disperdicio de água.

  Nenhum comentário  •  2019-07-24  •  MARCOS ANTONIO CAMPOS LEMOS

Muita gente não sabe, mas é um absrudo que se perde de agua tratada no Estado de Pernambuco.

Proque não coloca funcionários de motos rondando as cidade para perceber o quanto é perdido quando precisamos tanto de economizar, quantos milhares de moradores nao tem água em suas casas? Abracem esta ideia ja que as reclamações de vazamentos não são atendidas.

3 apoios 
Apoiar

Sobre as propostas

As propostas enviadas pelos cidadãos são oportunidades importantes para que todos, coletivamente e democraticamente, possam sugerir as melhorias para o governo e, consequentemente, para os cidadãos Pernambucanos. Por meio desta ferramenta, com o envio das propostas, estamos fortalecendo a cidadania e construindo um governo ainda mais democrático e participativo.